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sexta-feira

NOVIDADE NA ESCOLA OLAVO

No dia 13/08, na Escola Olavo nasceram 5 pintinhos de garnizé que estão sendo muito bem cuidados pelos alunos, professoras, equipe diretiva e merendeira.
Os pintinhos são a atração dos alunos.
Hoje, dia 14/08 a diretora Caroline encontrou no chão do galinheiro dois mini ovos de garnizé, e assim que mostrou os mesmos para os alunos eles ficaram encantados pelo tamanho dos ovos e o aluno Gustavo logo perguntou para a diretora: "Por que eles são tão pequenos?".
A novidade despertou muito curiosidade aos alunos.
5 pintinhos e a mamãe

Mãe garnizé e seus pintinhos
Mini ovos de garnizé

RESULTADO DA RIFA

Aluno Lucas ganhador da cesta de frutas
Prêmios
Aluno Dimas recebendo o prêmio 
Cesta com os produtos do projeto Cultivando Chás Colhendo Vidas   


quarta-feira

CONVITE PARA PALESTRA


VISITA A SUNCHALES, NA ARGENTINA

 Entre os dias 27 e 30 de julho de 2015, fomos visitar a capital nacional do Cooperativismo, eu professor Hugo Luiz Sehnem e a aluna Alana Ptry, atual presidente da Cooperativa Escolar dos Alunos das Escolas do Campo de Ivoti, COOECAMPO.
Todo o roteiro foi organizado pela Casa Cooperativa de Sunchales, na Argentina, onde fomos recepcionados pelos senhores Raul Colombeti e Xavier, entre outros e a senhora Julieta, muito acolhedora e atenciosa, nos acompanhou em todas as visitas e roteiros realizados na referida cidade.
A nossa equipe foi liderada pelo professor Everaldo e pela secretária da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, a senhora Lisiane.
A cidade de Sunchales respira cooperativismo e cultiva entre os estudantes os valores como solidariedade, fraternidade, cooperação e muitos outros. Todos os alunos das escolas primárias participam das cooperativas escolares e nas escolas secundárias cerca de dois terços dos alunos são sócios da sua cooperativa.
Em Sunchales existem 17 cooperativas escolares. Percebe-se uma preocupação por parte dos responsáveis pelas escolas, para que haja uma participação de todos os alunos no exercício do Cooperativismo na escola. Outro aspecto importante é a atuação da Casa Cooperativa e da Federação das Cooperativas Escolares de Sunchales. São oferecidos subsídios, incentivando intercâmbio dentro do País e também no exterior. Todos nós, brasileiros, ficamos impressionados de como os alunos explicam com propriedade o funcionamento de cada Cooperativa, os produtos e a respectiva venda dos mesmos.
O Cooperativismo também é levado a sério pelos professores das escolas, pois cada um procura trabalhar dentro das suas aulas os temas e também realiza a confecção dos produtos da cooperativa.
A aluna Alana entregou para cada Cooperativa escolar que visitamos, um presente, "regalo", como é chamado pelos Hermanos, demonstrando gratidão por nos receber com tanto carinho, nos acolhendo, apresentando e explicando o funcionamento de todo esse sistema e as aprendizagens adquiridas. 
Aluna Alana e o professor Hugo
Entrega dos regalos

PRÊMIO ECOCIDADÃO-AGRADECIMENTO

"Os alunos, professores e funcionários das Escolas do Campo, agradecem a todos que curtiram os vídeos da Escola Nicolau e da Escola Nelda, nos apoiando na disputa do Prêmio EcoCidadão. Oficialmente não fomos os campeões, mas proporcionalmente fomos as escolas com maior número de curtidas em seus vídeos. A Escola Nelda obteve o índice de 15 curtidas por aluno matriculado, enquanto a Escola Nicolau, teve 13 curtidas por aluno. A Escola vencedora obteve, em média, 1,5 curtidas por aluno matriculado, no entanto, um maior número absoluto de curtidas. Isto mostra uma das marcas que as Escolas do Campo carregam: A UNIÃO. É esta união que vem alicerçando todas as conquistas recentes, é esta cooperação que vem fortalecendo as escolas na busca por uma educação diferenciada e é esta mobilização que vem transformando antigos sonhos em realidade. Muito obrigado a todos vocês que de alguma forma vem contribuindo e acreditando neste trabalho. Aproveitamos para parabenizar as Escolas vencedoras do prêmio: EMEF Concórdia e EMEF Ildo Meneghetti."

COMISSÃO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA FETAG VISITOU AS ESCOLAS DO CAMPO DE IVOTI

Na última quinta-feira (16/07), a Comissão Estadual de Educação do Campo, coordenada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG/RS) visitou as 03 escolas do Campo e que integram a Rede Municipal de Ensino de Ivoti.
Também fazem parte da Comissão Estadual de Educação: a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), representantes da Emater e Diretores e Professores de escolas municipais e estaduais que possuem escolas do campo.
Na parte da manhã, o grupo conheceu os ambientes e a rotina da Escola do Campo Nicolau Fridolino Kunrath. Depois, seguiram para a Escola do Campo Olavo Bilac, onde assistiram a uma apresentação dos pequenos e comeram um lanche feito pelos alunos.
Em seguida, foram à Escola do Campo Nelda Julieta Schneck. Lá, o grupo almoçou com o Prefeito Municipal de Ivoti, Arnaldo Kney, com a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Marlene Zilles, com a Coordenadora Pedagógica das Escolas do Campo de Ivoti, Carine Dörr, com o Coordenador do Programa Mais Educação, Pablo Silveira, com o Diretor da Escola Nelda Julieta Schneck, Jorge Aloísio Knorst, e com alunos e professores.
Na parte da tarde, aconteceu a reunião bimestral da Comissão. Na ocasião, foi apresentado o currículo escolar das Escolas do Campo de Ivoti e os Projetos da Cooperativa dos Alunos das Escolas do Campo e do Turismo Rural Pedagógico.
Segundo a Assessora da FETAG de Educação do Campo, Paula Fortunato, muitos professores estavam interessados em conhecer o trabalho realizado com os alunos das Escolas do Campo em Ivoti. “Além disso, queríamos saber como estimular os estudantes para que eles fiquem no campo depois”, comenta.
Para a Coordenadora Pedagógica das Escolas do Campo de Montenegro, Márcia da Silva, “é importante conhecer outra realidade e ver experiências novas que possam contribuir para nossa realidade”.
De acordo com a Coordenadora Pedagógica das Escolas do Campo de Ivoti, Carine Dörr, apresentar o trabalho desenvolvido em Ivoti valoriza as experiências positivas. “Queremos mostrar todo o empenho que tivemos e a importância do trabalho no campo. Esperamos que isso possa inspirar outros municípios”, conclui.
Para a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Marlene Zilles, receber este grupo tão representativo dentro da Política Pública de valorização do homem e mulher do campo é um privilégio. “As escolas do campo e toda a equipe de profissionais pode se orgulhar de ser exemplo para o Estado e fora dele”, destaca.
Extraído da página da do facebook da prefeitura de Ivoti: https://www.facebook.com/prefeitura.ivoti/posts/465175046977601?pnref=story

FETAG

REPORTAGEM PUBLICADA NO SITE DO JORNAL NH





REPORTAGEM PUBLICADA NO SITE DO JORNAL NH

terça-feira

CULTURA GAÚCHA

Os alunos nas segundas-feiras à tarde, têm no turno integral a disciplina de Cultura Gaúcha, que possui o objetivo de integrar os alunos na cultura regional, que é formada por povos de diferentes etnias, entre elas a alemã predominante na nossa cidade.
Desde o início do ano até agora aprenderam sobre a cultura e o folclore do Rio Grande do Sul através do estudo dos costumes gauchescos e danças típicas.  
Praticando
Dançando
Apresentando a dança
Na imagem os alunos mostram os seus conhecimentos no ritmo da valsa, assim como também postura, enlace e ordem de baile. 
Acreditamos que os alunos precisam ter este contato com a cultura regional para que não fique para trás o legado que nos foi deixado com o passar das gerações.

sexta-feira

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

A turma do oitavo ano está trabalhando, nas aulas de matemática, com atividades que envolvem o projeto de pesquisa sobre a implantação de uma cisterna na escola.
Em função disto foram realizadas atividades que permitem ao aluno perceber de forma prática, os benefícios reais que o projeto oferece. A turma foi conduzida ao pátio, munida de balde e copo de medição graduado em milímetros, para medir qual é a vasão da torneira utilizada na irrigação da horta durante um minuto. Com base na experiência, os estudantes foram capazes de calcular o consumo de água utilizada para irrigar a horta por dia, semana e mês, tanto em litros como em metros cúbicos, aliando conhecimentos matemáticos às observações e coleta de informações realizadas na prática.
Na semana seguinte, dando sequência às atividades, foram realizadas diversas medições para calcular a área de telhado disponível para captação da água da chuva e assim calcular, de forma simulada, o volume de água que poderá ser coletado durante uma precipitação.
Nesse momento os alunos trabalharam com conceitos de área, volume, utilização de instrumentos de medição além de relações entre unidades de medidas de comprimento e capacidade.
Calculando o consumo de água

Instrumento de medição
Medindo


Coleta de água para medição da vasão
SAÍDA DE ESTUDOS DO 8º ANO RELACIONADA A PESQUISA SOBRE  AS CISTERNAS. DISC PESQUISA.
A turma do 8º ano está envolvida na pesquisa sobre as cisternas. O assunto foi estudado além da pesquisa bibliográfica, os estudos envolveram uma saída de campo, onde foram visitadas duas propriedades. A primeira foi a Moradia de Dona Rejane, na cidade de Presidente Lucena. Nesta casa além da bela arquitetura de 1934, tivemos a oportunidade de analisarmos uma cisterna construída junto a casa e acreditasse que a mesma possui a capacidade de aproximadamente quinhentos mil litros de água, água esta, que atualmente não é utilizada. Porém, segundo informações, a mesma já foi de grande importância para a família em outras épocas.
Continuando os estudos, nos dirigimos em direção a Picada Feijão, pegando o caminho por Picada Schneider. Não foi possível passar por esta localidade sem apreciar e conhecer um pouco da história, contada pelo Diretor Jorge.
O Diretor é conhecedor destas histórias pelo fato delas fazerem parte da sua vida, quando criança. Contou-nos sobre o antigo salão de Baile, a Igreja, a escola e a localidade em si. Após as fotos que podem ser conferidas, seguimos por uma estrada encantadora pela sua vegetação e calmaria, este caminho nos levou a Picada Feijão, na segunda propriedade a ser visitada e pertencente ao senhor João Führ.
Nesta localidade a captação da água da chuva acontece através das estufas e de galhas bem rústicas, construídas com madeiras e forradas com plástico, porém elas são bastante eficientes, pois elas deságuam em um primeiro açude que por sua vez, quando muito cheio, da a sua vazão para um segundo açude.
O seu João explicou como utiliza esta água e  o quanto é lhes é importante no verão, pois a família é grande produtora de hortaliças e a irrigação favorece o bom crescimento das plantas. De volta para a escola os alunos trouxeram os conhecimentos  obtidos  aplicando-os na prática, pensaram e analisaram o espaço, os telhados das construções, analisaram se já existia alguma calha que poderia ser aproveitada.
A saída de estudo de campo foi fundamental para complementar a pesquisa em andamento, pois abre perspectivas concretas para que os alunos possam dar início ao desenho do projeto para a construção da futura cisterna.

FESTA JULINA DAS ESCOLAS DO CAMPO

A festa julina do dia 03/07, das Escolas do Campo foi realizada no ginásio da Escola Nelda.
Neste dia teve diversas brincadeiras integrando os alunos, como também apresentações, danças envolvendo a participação dos pais, escolha da Melhor Prenda, do Melhor Gaúcho, do Melhor Caipira menino e menina, sorteios de torta e pote de bala e muita comilança.
As Escolas do Campo agradecem a presença de todos que prestigiaram a nossa festa!

FESTA JULINA 2015