A turma do oitavo ano está trabalhando, nas aulas de matemática, com atividades que envolvem o projeto de pesquisa sobre a implantação de uma cisterna na escola.
Em função disto foram realizadas atividades que permitem ao aluno perceber de forma prática, os benefícios reais que o projeto oferece. A turma foi conduzida ao pátio, munida de balde e copo de medição graduado em milímetros, para medir qual é a vasão da torneira utilizada na irrigação da horta durante um minuto. Com base na experiência, os estudantes foram capazes de calcular o consumo de água utilizada para irrigar a horta por dia, semana e mês, tanto em litros como em metros cúbicos, aliando conhecimentos matemáticos às observações e coleta de informações realizadas na prática.
Na semana seguinte, dando sequência às atividades, foram realizadas diversas medições para calcular a área de telhado disponível para captação da água da chuva e assim calcular, de forma simulada, o volume de água que poderá ser coletado durante uma precipitação.
Nesse momento os alunos trabalharam com conceitos de área, volume, utilização de instrumentos de medição além de relações entre unidades de medidas de comprimento e capacidade.
Calculando o consumo de água |
Instrumento de medição |
Medindo |
Coleta de água para medição da vasão |
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