SAÍDA DE ESTUDOS DO 8º ANO RELACIONADA A PESQUISA SOBRE AS CISTERNAS. DISC PESQUISA.
A turma do 8º ano está envolvida na pesquisa sobre as cisternas. O assunto foi estudado além da pesquisa bibliográfica, os estudos envolveram uma saída de campo, onde foram visitadas duas propriedades. A primeira foi a Moradia de Dona Rejane, na cidade de Presidente Lucena. Nesta casa além da bela arquitetura de 1934, tivemos a oportunidade de analisarmos uma cisterna construída junto a casa e acreditasse que a mesma possui a capacidade de aproximadamente quinhentos mil litros de água, água esta, que atualmente não é utilizada. Porém, segundo informações, a mesma já foi de grande importância para a família em outras épocas.
Continuando os estudos, nos dirigimos em direção a Picada Feijão, pegando o caminho por Picada Schneider. Não foi possível passar por esta localidade sem apreciar e conhecer um pouco da história, contada pelo Diretor Jorge.
O Diretor é conhecedor destas histórias pelo fato delas fazerem parte da sua vida, quando criança. Contou-nos sobre o antigo salão de Baile, a Igreja, a escola e a localidade em si. Após as fotos que podem ser conferidas, seguimos por uma estrada encantadora pela sua vegetação e calmaria, este caminho nos levou a Picada Feijão, na segunda propriedade a ser visitada e pertencente ao senhor João Führ.
Nesta localidade a captação da água da chuva acontece através das estufas e de galhas bem rústicas, construídas com madeiras e forradas com plástico, porém elas são bastante eficientes, pois elas deságuam em um primeiro açude que por sua vez, quando muito cheio, da a sua vazão para um segundo açude.
O seu João explicou como utiliza esta água e o quanto é lhes é importante no verão, pois a família é grande produtora de hortaliças e a irrigação favorece o bom crescimento das plantas. De volta para a escola os alunos trouxeram os conhecimentos obtidos aplicando-os na prática, pensaram e analisaram o espaço, os telhados das construções, analisaram se já existia alguma calha que poderia ser aproveitada.
A saída de estudo de campo foi fundamental para complementar a pesquisa em andamento, pois abre perspectivas concretas para que os alunos possam dar início ao desenho do projeto para a construção da futura cisterna.
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