Páginas

quarta-feira

SEMANA DA PÁSCOA

Na quinta-feira, dia 28 de março, aconteceram às atividades alusivas a Páscoa na Escola Nelda Julieta Schneck. Na parte da manhã foi feito o sorteio da Rifa da Páscoa das Escolas do Campo. Os ganhadores dos prêmios foram:
1º Prêmio: nº 1749 - Rejane Mohr
2º Prêmio: nº 1656 - Ademir Kern
3º Prêmio: nº 707 - Dalci Lanius
Também foram premiados os alunos que mais venderam rifas, junto com suas famílias.
Fernanda Blume Fröhlich com 20 listas e Natália Ferreira com 17 listas ganharam cada uma um ovo de 400 gramas da Cacau Show.
No final da manhã 7ª e 8ª série, e no final da tarde 6º e 7º Ano fizeram a caça ao ninho do coelho. Como o espaço da escola é bastante amplo, teve aluno com dificuldade para encontrar e precisou de ajuda dos colegas. Foi um ninho bastante recheado com 17 artigos diferentes e um ovo oferecido pelo CPM.
A Direção da Escola Nelda agradece a colaboração dos Pais e ao CPM na aquisição dos ninhos. Foi um momento muito prazeroso e divertido para todos os alunos que participaram.
Professoa Claudete entregando prêmio para a aluna Fernanda
Os prêmios da Rifa de Páscoa
Alunos procurando o ninho do coelho.


Alunas Alana, Natália e Andriele com os ninhos

DOBRADURAS E MEDIDAS

Na aula de Arte, a professora Claudete trabalhou dobraduras e medidas com os alunos de 7ª e 8ª série, 6º e 7º ano.
Nesta atividade os alunos confeccionaram a sua cesta de páscoa mantendo a tradição alemã e japonesa. O estudo destas duas culturas foram incluídas nos momentos preciosos da infância de cada aluno e se fazendo presente nos adultos passando de geração em geração.
A escola também preserva a cultura e as tradições da Páscoa.
Professora Claudete auxiliando na dobradura












Cestas prontas



terça-feira

TURNO INTEGRAL

Na aula de Práticas Agroecológicas, os alunos do 6º e 7º ano, foram até o matrizeiro fazer os canteiros para replantar as mudas de girassol.
Nesta aula, o professor Eduardo organizou os alunos para capinar o inço e montar os canteiros, em seguida, as mudas foram plantadas e regadas.
Diariamente dois alunos o responsáveis para molhar e cuidar das mudas e das outras plantas no matrizeiro. 
Professor Eduardo e os alunos organizando os canetiros
Fazendo os canteiros

Regando as mudas de girassol

Plantio das mudas

PALESTRA COM A NUTRICIONISTA CAROLINA

Na semana do combate à obesidade nas escolas, a nutricionista Carolina Lisboa Melo veio na Escola Nelda falar com os alunos sobre alimentação. Apresentou alguns mitos e verdades. Enfatizou na necessidade de consumir alimentos saudáveis e tirou dúvidas dos alunos no final da sua apresentação.
Nutricionista Carolina

Alunos tirando dúvidas


MEDIDAS DE COMPRIMENTO

A turma do 6º ano, realizou uma aula prática, onde o assunto estudado foi medidas de comprimento. Os alunos fizeram o planejamento de um canteiro para plantar mudas de girassol.
No matrizeiro da escola, realizaram medições das dimensões do canteiro, sugeriram a que distância cada muda ficaria da outra e calcularam quantas mudas seriam necessárias.
Foi uma atividade bastante dinâmica, onde todos os alunos se envolveram e trabalharam com muito interesse. Profe Valéria.
Alunos e professora no matrizeiro
Medindo os tamanhos dos canteiros

quarta-feira

CONSTRUINDO UMA BANDEIRA

Na aula de Empreendedorismo Rural, os alunos do 6º e 7º ano foram divididos em três grupos. O objetivo desta atividade era que cada grupo construísse uma bandeira de 18 cm por 30 cm, e que a mesma contesse três cores diferentes. Os grupos tiveram 20 minutos para realizar a tarefa, sendo que os mesmos receberam um envelope com material a ser utilizado.
Foram organizados três envelopes: no primeiro  envelope foi colocado uma folha de cartolina de cor azul, uma régua, um lápis; no segundo, uma folha de cartolina de cor verde, um tubo de cola, um lápis, cinco clips e no terceiro, uma folha de cartolina amarela, um apontador, uma tesoura e um lápis.
Assim que os alunos abriram os envelopes, perceberam que não possuíam todos os materiais necessários para concluir a tarefa, então tiveram que cooperar entre si para que todos conseguissem chegar ao objetivo almejado. Lembrando que as bandeiras deveriam ser feitas exatamente com as medidas e cores solicitadas.  
 Ao terminar a tarefa, cada grupo apresentou a bandeira que criou e disse o que ela representa. No final do processo, os professores questionaram os alunos de como foi fazer esta atividade, o que foi mais fácil e a maior dificuldade encontrada. Solicitaram para que os alunos contassem quais foram os processos pelos quais os grupos passaram, sendo eles, organização do grupo, percepção da dificuldade para cumprir a tarefa, descoberta de soluções possíveis, experimentações dessas alternativas e a escolha da solução final.
Cooperação entre o grupo
 





Diálogo entre professores e alunos com a relação a atividade proposta

Construção da bandeira

Organização e diálogo

ATIVIDADES REALIZADOS COM O GIRASSOL

No 1º dia de aula, os alunos do 4º e 5º ano da Escola Nicolau, foram recepcionados pelos professores, merendeira e diretora.
Neste dia, realizaram atividades envolvendo o assunto girassol. As atividades feitas foram topiaria, sendo que cada aluno recebeu sementes de girassol, um isopor colocado em um palito de churrasquinho, argila, um pedaço de juta e flores de plástico de girassol para decoração,  criando assim um objeto de decoração que no final da atividade cada um pode levar o seu para casa.
No dia seguinte, as turmas fizeram decoração em CDs velhos usando massa acrílica e guardanapos decorados com girassóis, e com isto, montaram um móbile para decorar a sala de aula.
Alunas construindo topiaria
Concentração na colagem das semesntes
Topiaria com sementes de girassol
Topiarias prontas

terça-feira

PALESTRA SOBRE COOPERATIVA ESCOLAR

No dia 18/03, na Escola Nelda, recebemos a visita do professor Everaldo e das alunas Ana Claudia e Fernanda, da Escola Bom Pastor de Nova Petrópolis.
Nesta palestra as alunas relataram a experiência da cooperativa Cooebompa, desde o início até atualmente. Explicaram como funciona uma cooperativa escolar, o que pode fazer e criar. Além disso, tiraram outras dúvidas dos alunos e professores em relação ao funcionamento da cooperativa.
Coordenadora Carine apresentando os visitantes aos alunos e professores
 
Alunas Ana Claudia e Fernanda da Escola Bom Pastor

SAÍDA DE CAMPO

No dia 13/03/2013, os professores das Escolas do Campo, durante a reunião pedagógica e o planejamento coletivo realizaram uma visita técnica a algumas propriedades das famílias dos alunos, na Picada Feijão e na 48 Alta.
Estivemos na casa do aluno Tobias Führ conhecendo o trabalho da família na produção de temperos (salsa e cebolinha) e vimos a criação de animais (garnizé, cavalo, porco, pavão, galinha, codorna, vaca, etc).
Na casa dos alunos Diego e Tiago Bockorny vivenciamos o cultivo de hortaliças, desde o plantio de mudas, a produção nas estufas, a colheita e até armazenamento em câmara fria para posterior transporte em caminhão para entrega na Ceasa.
E para finalizar a tarde, estivemos na casa dos alunos Rodrigo e Luiza Fröhlich, onde observamos a produção de carvão, desde a queima da madeira em fornos até o empacotamento para entrega no comércio. Também vimos um pouco sobre a criação do gado leiteiro.
Com certeza esta tarde foi muito significativa para todos nós! Agradecemos a atenção e carinho com que fomos recebidos em todos os locais!
Propriedade da família Fröhlich

Explicação sobre a produção de carvão

Forno de carvão


Propriedade da família Führ
Aluno Tobias Führ
Propriedade da família Bockorny
Professores visitando a propriedade
Mudas de alface
Plantação de tomates
Temperos

segunda-feira

ABERTURA DO ANO LETIVO NA ESCOLA NELDA

No dia 19 de fevereiro, os alunos do 6° e 7° ano, 7ª e 8ª série foram recepcionados pelo diretor e professores desejando boas vindas e um ótimo ano letivo.
Em seguida, os alunos foram convidados para refletir sobre a planta girassol. Os professores apresentaram aos alunos as propriedades do girassol, o que ele representa e com que objetivo ele foi escolhido para ser o símbolo deste ano.
As atividades desenvolvidas com as turmas foram confeccionar um girassol com o centro de papel pardo e as pétalas de folhas amarelas, na qual, cada aluno teve que escrever um objetivo que pretende cumprir ao longo do ano.
Após concluir esta atividade, o girassol de cada turma foi posto no mural da sala para os alunos visualizarem os seus objetivos e relembrá-los sempre que necessário.
Por último, em dupla, plantaram quatro sementes de girassol num vaso que foi deixado embaixo da sombrite, sendo que cada vaso foi identificado com os nomes da dupla que tem a tarefa de cuidar as mudas até serem replantadas em um canteiro que será organizado na aula de Práticas Agroecológicas.
Explicação





Organizando o girassol
Preparo para o plantio das sementes
Plantando sementes de girassol
Alunos do 6º Ano observando as mudas

ABERTURA DO ANO LETIVO DE 2013

Este ano as Escolas do Campo tem como tema o Girassol, que foi escolhido no sentido de manter o foco naquilo que já foi conquistado e pela flexibilidade que o mesmo possui. Além disso, as sementes simbolizam a ideia de multiplicar os conhecimentos.
A partir disso, no dia 18 de fevereiro, nas três escolas, foi realizada uma reflexão sobre o tema e proposto que no primeiro dia de aula os professores trabalhassem com as turmas envolvendo o girassol.

terça-feira

VIAGEM DO CONHECIMENTO


A aluna Larissa Sofie Karling, representou a Escola Nelda na segunda fase da Olimpíada de Geografia – Viagem do Conhecimento, realizado pela National Geographic Brasil.
Essa segunda prova foi a fase regional da competição, sendo realizada no município de Portão, no Colégio Sinodal.
Parabenizamos a Larissa pela participação e o ótimo resultado obtido! Profe. Adriane.

VISITA DO NAI


Dia 26 de fevereiro representantes do Núcleo de Apoio a Inclusão (NAI), estiveram na Escola Nelda para conversar com os professores e apresentar o trabalho que desenvolvem.
Estiveram conosco a fonoaudióloga Cíntia e a professora Rejane, esclarecendo sobre os atendimentos que realizam e os objetivos do NAI.
Alguns alunos das Escolas do Campo também frequentam o NAI, dessa forma os professores tiveram a oportunidade de trocar experiências significativas para o desenvolvimento do trabalho junto aos alunos para o ano de 2013.
Fonoaudióloga Cíntia
Professora Rejane

HISTÓRIA E MEMORIAL

Quase tudo o que as pessoas fazem, dizem ou escrevem pode ser considerado como um testemunho, um documento ou uma fonte histórica, nos fornecendo informações sobre elas e suas épocas.
Assim, os alunos do 6°ano na aula de História, foram convidados a trazer objetos e fotos antigas que contasse um pouco de suas histórias pessoais e familiares.
O objetivo dessa atividade foi identificar fontes histórias através de documentos escritos, vestígios materiais, registros iconográficos e relatos orais. Aproximando o estudo da História das experiências dos alunos. Profe Adriane
Aluno Dimas
Aluno Pedro
Aluno Martim
Aluno Anderson
Aluno Andriele

ESCOLAS DO CAMPO NO GIGANTINHO EM PORTO ALEGRE

Os alunos, pais e professores das Escolas do Campo participaram no dia 01/12, no Gigantinho, em Porto Alegre do evento Mundo Cooperativo Jovem.
Neste evento teve diversas atrações como: show com Papas da Lígua, palestra com Roberto Rodrigues, embaixador especial da ONU: "O Jovem e o Cooperativismo", show com Os Fagundes, palestra com o professor Mario Sergio Cortella: "A Emergência de Múltiplos Paradigmas, Novos Temas, Novas Atitudes", show com Caio Martinez, Mostra do Festival: O Rio Grande Canta o Cooperativismo, sorteio de brindes".
Show com Papas da Língua