Páginas

terça-feira

DIA DOS PAIS

Os alunos das Escolas do Campo presentearam seus pais com sal temperado.
O sal foi feito nas disciplinas de Práticas Agroecológicas e Manipulação do turno integral das escolas. Também foram confeccionados embalagens com caixas de leite nas aulas de Arte.  
Misturando o sal e seus ingredientes

Porções de sal prontas

quinta-feira

ENTREVISTA COM A MERENDEIRA DA ESCOLA NELDA

Na aula de Memorial, Informática e Jornal, as alunas Daniela e Taila da 6ª série, entrevistaram a merendeira Roseli Bernadete Scheneider, funcionária das Escolas do Campo há 19 anos.
A Mere Rose é muito querida e admirada por todos, alunos e colegas das Escolas do Campo. 
Os lanches feitos por ela fazem muito sucesso com os alunos que são: cachorro-quente, bolo, sanduíche e as comidas caseiras também.
A ideia de ingressar na função foi porque na Escola Nicolau estava faltando merendeira por 1 ano e então resolveu fazer o concurso, sendo que já trabalhou na roça e em fabríca.
A merendeira Roseli relata que: "Gosto de fazer isso, gosto muito de cozinhar e adoro a companhia dos alunos e professores."
Também é comum vê-la lendo um livro no intervalo do meio-dia. Para nós ela é um exemplo de leitora e escritora. Abaixo publicamos o texto que escreveu em 2010 para o livro "POESIAS SOBRE RODAS."

Viver a Felicidade

Felicidade não se compra
Felicidade se conquista
Felicidade se encontra
Numa atividade mista

Esta atividade é composta
De uma vida compartilhada
Não é apenas uma proposta
Mas, atitude preservada.

Competir, lutar, sonhar...
Tudo isso faz parte.
Mas tente realizar,
A mais bela arte
De amar e perdoar.

A vida é o encontro
De momentos ruins e bons,
Onde entramos em confronto
Na busca de nossos dons.

Agora você quer saber
Onde a felicidade encontrar?
Revire todo o seu ser,
E tente em você mergulhar.
Vai ver,
Que tu está a carregar! 
(Roseli Bernadete Schneider/ Servente merendeira)
Merendeira Rose com as alunos Taila e Daniela

INTERCÂMBIO DAS ESCOLAS DO CAMPO NA ARGENTINA

De 30/07 a 03/08, quatro professores das Escolas do Campo estiveram participando de uma viagem a Sunchales, capital argentina do Cooperativismo, patrocinada pelo Programa "A União Faz a Vida", do Sicredi.
Integraram a comitiva a coordenadora Carine Dörr, a diretora Mônica Feilstrecker e os professores Pablo Silveira e Caroline Exner. O grupo teve acesso a muitos momentos de aprendizagem, com a maneira de viver da comunidade de Sunchales, sempre focada nas soluções cooperativas, ou seja, com a união de pessoas. 
Casa Cooperativa de Sunchales

MELHORIAS NA ESCOLA NELDA


Procurando atender cada vez melhor os nossos alunos, a Diretoria do CPM da Escola fez um acordo com a Associação de Moradores de Nova Vila para poder usar o espaço da Associação. Nesse acordo ficou decidido que o CPM poderia fazer melhorias, como colocação de piso cerâmico na churrasqueira, e em parte do segundo piso. Esses dois espaços estão sendo usados como salas de aula nas terças, quartas e quintas-feiras; quando acontecem as atividades do turno integral. 
O segundo piso está em fase de conclusão da colocação do piso e na churrasqueira também já está pronto o contra-piso para a colocação de cerâmica. (Prof. Diretor Jorge Aloísio Knorst)
Fazendo a massa
Espalhando a massa
Diretor Jorge auxiliando na obra
Piso pronto

MOSAICOS

Os Bizantinos usavam a técnica do Mosaico para representar os Imperadores e temas religiosos. Os alunos da 6ª série estudaram e realizaram um trabalho a partir da mesma técnica, porém, usaram na criação desse trabalho folhas coloridas de revistas, mostrando que é possível reciclar e recriar. Deixamos a partir desse belo trabalho uma pergunta. E Você, recicla? (Professora Claudete Marmitt)
Mosaico com bandeiras
Turma da 6ª série

PLANTIO DE ROSEIRAS

Na minha infância, as pessoas trocavam mudas de flores entre elas. Na cidade não existiam mudas de flores prontas para o plantio. Às vezes quando a minha mãe queria uma roseira de cor diferente, ela encomendava a mesma e geralmente demorava dias até esta vir.
Foi inspirada nestas lembranças e por trabalhar na cidade das flores, que surgiu a ideia de plantar com os alunos da 7ª série, mudas “estacas” de roseiras. E estimulá-los para que no futuro a poda das roseiras, possa se transformar em futuras mudas, e assim, ocupar o espaço existente num lindo jardim, integrado com a natureza. E quem sabe contagiar os alunos a se tornarem pessoas que valorizem e preservem a tradição dos jardins. Além do perfume e da beleza das flores sem agrotóxico, elas podem virar chá, ou terem outros fins, inclusive na culinária.  Penso que o primeiro passo foi dado, agora no segundo, é preciso esperar para conferir o crescimento e a floração. (Professora Claudete Marmitt)
Preparo para plantio
Plantio das roseiras

MÁGICO DE OZ

Durante o primeiro semestre, os alunos do 6º Ano, desenvolveram uma atividade relacionada ao livro "O Mágico de Oz" de J. Frank Baum, coordenado pela professora Márcia T. F. Dieter.
Os alunos leram o livro, analisaram o mesmo e assistiram ao filme "O Mágico de Oz", realizando várias atividades sobre a obra.
Para finalizar, os alunos cofeccionaram um Mágico de Oz de acordo com o seu olhar. 
Os bonecos estão expostos na biblioteca da Escola Nelda. Todos estão convidados a apreciar o trabalho.
Alunos com seus mascotes do Mágico de Oz
 

FESTA JULINA


A festa de São João das Escolas do Campo ocorreu no dia 13 de julho. Ocorreram muitas coisas legais como pescaria, bolão, chute a gol e acerte o rabo do cavalo. Houve apresentação de dança e casamento caipira. O casamento caipira foi encenado pelos alunos da Escola Olavo. Havia muitas coisas boas para comer como, pinhão, pipoca, cachorro-quente, bolo, enroladinho, brigadeiro. Houve sorteio de uma torta.
A festa de São João das Escolas do Campo foi muito divertida e reuniu toda a comunidade.
Jogo de bolãozinho
Caipiras da festa
Pais e alunos

TIPOS DE ROCHAS

A turma do 6º Ano realizou um trabalho sobre os tipos de rochas e este, culminou em uma coleção de Rochas.
Os alunos coletaram, identificaram e classificaram 5 rochas. Exemplos: Rocha Granito, Rocha Magmática, Rocha Basalto, Rocha Calcário, Rocha Quartzo, Rocha Mármore.
Para que possam compreender melhor a formação do solo, os tipos de Rochas existentes e suas utilidades.
 Alunos e professora Patricia com as rochas
 
Rochas
Explicação das rochas
Rochas 1

terça-feira

ALUNOS APRESENTAM SEUS TRBALHOS DE PESQUISAS

No dia 17 de julho, os alunos do 6º ano, 6ª série, 7ª e 8ª séries, apresentaram seus trabalhos de pesquisas para colegas e professores.
O tema da pesquisa foi Adolescência, sendo que cada aluno escolheu um assunto dentro deste tema para pesquisar.
Os resultados das pesquisas foram colocadas em cartazes e apresentadas oralmente pelos alunos. Durante o período da pesquisa cada série teve seus professores orientadores para acompanhá-los  neste projeto.
Apresentação
Trabalho de pesquisa
Explicação do trabalho

sexta-feira

BATE PAPO COM A PROFESSORA MÔNICA


No dia 12-07-12, na aula de Memorial, a professora Mônica veio dar informações da Escola Nelda, e da comunidade de Nova Vila. Ela falou que antigamente quando quando ela vinha na escola, era tudo muito diferente de hoje em dia. Por exemplo, a escola não tinha o ginásio, não tinha o 2° piso, nem o espaço onde hoje tem a secretaria e a sala da biblioteca.
As brincadeiras realizadas com suas amigas e seus primos quando criança, era de carrinho e de sapateiro.
Mônica ficou por 8 anos diretora da Escola Nelda. A partir de 2011 ela foi convidada para ser diretora da Escola Nicolau, onde está até hoje.

Professora Mônica contando sobre a Escola Nelda

RURAL SHOW 2012


No dia 29 de junho, os alunos do 5º ano, 6º ano, 6ª série e 7ª série, foram ao Rural Show 2012 de Nova Petrópolis. Quando chegaram lá, os alunos olharam as exposições. Ás 9 horas assistiram uma palestra sobre a agricultura familiar.
Após passearam em Nova Petrópolis, almoçaram e regressaram à Ivoti.
Rural Show
Amostra de verduras


PASSEIO PELA ROTA COLONIAL


No dia 10/07/12 os alunos do turno integral, na aula de Empreendedorismo Rural, fizeram um passeio pela Rota Colonial. Visitaram vários lugares como: as Casas Enxaimel, a Ponte do Imperador, o Museu Cláudio Oscar Becker, a Cachaçaria Weber Haus, os Irmãos Holdefer, Carvão A.G. e os Vinhos Berwian.
O primeiro lugar a ser visitado foi o Núcleo das Casas Enxaimel que se localiza no bairro Feitoria Nova, berço da colonização alemã em Ivoti. Trata-se de um conjunto de Casas Enxaimel originais do período da imigração alemã no município.
Enxaimel é uma técnica de construção europeia, que consiste numa edificação com estrutura aparente de madeira (geralmente guajuvira e angico), fixada através de encaixe e pregos de pau, tendo suas paredes preenchidas com barro e pedra.
No Núcleo das Casas Enxaimel, hoje estão instalados os Departamentos de Turismo e de Cultura, Casas do Artesão e o museu Cláudio Oscar Becker.
Museu Cláudio Oscar Becker
O museu Cláudio Oscar Becker foi criado em 1995, para preservar as memórias e histórias de Ivoti. Organizado dentro de uma das Casas Enxaimel, o museu integra a paisagem formando um conjunto que remete ao final do séc XIX e início do séc XX. O acervo é composto, em grande parte, por móveis, objetos de decoração e utensílios domésticos utilizados pelas famílias alemãs, proporcionando um momento de viagem ao passado. O museu e o núcleo podem ser visitados diariamente.
Ponte do Imperador
Na Ponte do Imperador passa o arroio Feitoria, que fica apenas 1km da cidade de Ivoti. A ponte é uma obra arquitetônica que impressiona por sua grandeza. Construída em estilo romano, com três arcos e duas saídas laterais, a obra foi iniciada em 1857 e concluída em 1864.
Carvão A. G.
O segundo lugar visitado foi o Carvão A. G. que se localiza em 48 Alta. Lá vimos como se constroem os fornos, a produção do carvão dentro do forno, e o carvão pronto. Os fornos são construídos com tijolos e argila e depois de pronto, é amarrado em volta do forno uma corrente por causa da pressão que podem estourá-los.
Cachaçaria Weber Haus
O terceiro lugar visitado foi a cachaçaria Weber Haus que se localiza em 48 Alta. A cachaçaria abriu as portas em 1948. O alambique funcionava em um galpão com um engenho movido por quatro mulas. Com o passar do tempo, foi sendo modernizado e hoje produz cachaças e licores de diversos sabores, vendido em todo o Brasil e exterior.
 Em seguida, fomos até a propriedade dos Irmãos Holdefer que plantam frutas, legumes e verduras. Elas são lavadas e limpas antes de serem comercializadas.
Passeio de trator
 Após andar de trator, fomos visitar a Vinícola Bervian. Lá são produzidos vinhos finos, a produção teve início em 1999. Desde 2001, a Vinícola Bervian está instalada em uma casa enxaimel, na localidade de Picada Feijão. Observamos como os parreirais são cultivados. Assim, terminou o nosso roteiro turístico da aula de Empreendedorismo Rural.
Vinícola Bervian

PASSEIO COM CAVALOS

No dia 02 de julho, na disciplina de Práticas Agroecológicas, a professora Roberta Schallenberger convidou a aluna Samantha Froehlich e o ex-aluno Gustavo Arnecke a trazerem seus cavalos, para que os demais colegas pudessem vivenciar um pouco desta realidade.
Tanto os alunos de 7ª e 8ª séries, como os do 3º ao 5º ano, puderam andar a cavalo e tirar algumas dúvidas quanto a alimentação e custos com manutenção, além de terem a oportunidade de dar um passeio no pátio da escola.
Gustavo e Samantha orientando o passeio
Passeio com cavalos

terça-feira

PASSEIO AO MEMORIAL DA COLÔNIA JAPONESA


Os alunos da 6ª série e 6º ano, juntamente com a professora Adriane e a professora Claudete, foram visitar o memorial da Colônia Japonesa.
O símbolo do memorial é um sol imenso com uma flor no centro. O sol representa a bandeira do Japão e a flor simboliza a mistura com a cultura Ivotiense.
Na entrada do memorial tem um monumento em forma de navio feito de pedra, cercado de água que simboliza o oceano.
Os japoneses vieram para a cidade de Ivoti, porque essa região é propícia para o cultivo de uva e cultivo de flores. Os japoneses tem uma forte ligação com a natureza.
Observando o símbolo do memorial
Explicação do espaço
Anotações
Explorando o espaço
Interior do memorial
Alunos no memorial