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terça-feira

FUNDAÇÃO DA COOPERATIVA ESCOLAR - COOECAMPO

Os alunos do 6º e 7º ano da Escola Nelda, no dia 03 de setembro, fundaram a cooperativa Cooecampo.
Neste evento se fizeram presentes diversas autoridades, professores e membros de outras cooperativas escolares.
Na ocasião foi aprovado o estatuto da cooperativa e eleitos os integrantes da diretoria e conselho fiscal da Cooecampo.
A Cooecampo focará seus produtos no Turismo Rural Pedagógico pelo interior do município de Ivoti e a manipulação de chás e essências na fabricação de sabonetes em barra e líquido.
Membros da cooperativa

Fundação da Cooecampo

ROTEIRO DO COOPERATIVISMO EM NOVA PETRÓPOLIS

No dia 18/08, os alunos do 6º e 7º ano da Escola Nelda Julieta Schneck, foram para Nova Petrópolis conhecer um pouco sobre o roteiro do cooperativismo.
Neste dia almoçamos na escola para podermos sair mais cedo, sendo que a viagem levaria mais ou menos 1:30 até chegar em Nova Petrópolis na Praça das Flores.
Ao chegarmos fomos passear no labirinto e em seguida, chegou a nossa guia Magdalena para iniciarmos o roteiro.
O primeiro local foi o Monumento ao Cooperativismo, inaugurado em 2002. O monumento é em bronze e conta com 7 pessoas que significam os sete princípios do Cooperativismo e também o lema do Padre Theodor Amstad.
Em seguida, fomos para a Linha Imperial, onde visitamos a praça Praça Theodor Amstad construída em 1942 pelos habitantes da localidade. Na praça encontra-se o Monumento em homenagem ao Padre Amstad. O monumento apresenta o busto do Padre Amstad e ao redor placas indicando os municípios que aderiram ao Cooperativismo.
Também visitamos a Pedra com placa que simboliza fala alemã do Padre Theodor Amstad “Pois se uma grande pedra se atravessa no caminho e 20 pessoas querem passar, não o conseguirão se um por um a procuram remover individualmente. Mas se as 20 pessoas se unem e fazem força ao mesmo tempo, sob a orientação de um deles, conseguirão solidariamente afastar a pedra e abrir o caminho para todos.” 
Durante o passeio fomos conhecer a Igreja Católica São Lourenço Mártir, o Museu Padre Amstad e por último visitamos a Cooperativa Piá.
O passeio nos trouxe muitos aprendizados, pois apreendemos um pouco mais sobre como cooperar.
 
Labirinto Verde


Monumento ao Cooperativismo
Praça Theodor Amstad
Pedra simbolizando a língua alemã

Museu Padre Amstad

segunda-feira

8º CURSO DE COOPERATIVISMO DO PROGRAMA "A UNIÃO FAZ A VIDA"


Na segunda-feira, dia 19/08, os alunos do 6º e 7º ano, na aula de Empreendedorismo Rural, tiveram a sua última formação sobre a organização do sistema cooperativista. A palestra foi com a Ubiracy Barbosa Ávila, Assessora de Formação Cooperativista da OCERGS/SESCOOP/RS.
Durante a palestra tivemos duas dinâmicas: uma foi de levantar os braços, no primeiro momento sozinho e depois em grupo, na qual ficou destacado que em grupo fica mais "leve", ou seja, a cooperação faz a diferença; a outra atividade foi responder um questionário sobre suas metas na cooperativa.
Ao término da palestra todos saíram cheios de novos conhecimentos. (Jackson Schmitt, 7º ano)
Palestrante Ubiracy Barbosa Ávila  



VISITA NA ESCOLA DÉCIO MARTINS COSTA

As alunas do 7º ano da Escola Nelda, Denise e Taís, na aula de Empreendedorismo Rural, juntamente com os professores Pablo e Janete, formam prestigiar a fundação da cooperativa escolar Cooedécio, da Escola Estadual Décio Martins Costa de Picada Café.
Neste evento foi aprovado o estatuto da cooperativa e escolhidos os membros da diretoria. Também se fez presente duas escolas da região e autoridades convidadas.
Cooperativa Escolar Cooedécio

quarta-feira

VISTA A 36ª EXPOINTER


No dia 27 de agosto, terça-feira, os alunos da Escola Nelda Julieta Schneck foram para a Expointer em Esteio, com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre a Agricultura Familiar.
Na Expointer tinha diversos animais como: porcos, bois, vacas, coelhos, pássaros, cavalos, ovelhas, mas o que era mais interessante eram os pássaros. Foi muito legal a visita a Expointer. Denise Lemos da Silva, 7º ano.
Espaço onde acontece o evento

segunda-feira

O HOMEM DE AÇO

No dia 09/08, os alunos do 6º e 7º ano, 7ª e 8ª série, da Escola Nelda foram a Nova Petrópolis no Cine Imigrante, para assistir ao filme “O Homem de Aço”, o filme falava da história de Super Man, que havia sido enviado de Cripton, um planeta muito longe, até a terra quando bebê, viveu por 33 anos na terra, com seus pais “adotivos”, que moravam no Kansas em uma fazenda, desde pequeno, usava seus super poderes para ajudar as pessoas, mesmo sendo anônimo. Quando mais velho descobriu muito sobre sua verdadeira vida, seus pais, descobriu seu novo inimigo e usou os poderes para salvar a terra.
Após o filme, fomos à 41ª Feira Internacional do Folclore na cidade, lá vimos barracas de vários países, Equador, Nigéria, tinha também tribos indígenas que mostravam sua cultura.
Este passeio foi uma homenagem da escola para os alunos pelo Dia do Estudante. (Pedro Dillenburg, aluno do 6º ano)
Homem de Aço

domingo

ESTUDANTES DE IVOTI, RS, APRENDEM A VALORIZAR AS RIQUEZAS DO CAMPO

Os alunos das Escolas do Campo aparecem na RBSTV no programa Vida e Saúde.


quarta-feira

NATAÇÃO

Os alunos do 6º e 7º ano, nas aulas de Práticas Esportivas tem aulas de natação no Parque Pousada Robinson.
Segue abaixo o link da reportagem publicada no Jornal NH.

http://www.jornalnh.com.br/ivoti/471031/criancas-de-ivoti-aprendem-a-nadar-para-reduzir-acidentes-no-verao.html

sexta-feira

UM POUCO DA LOCALIDADE DE PICADA FEIJÃO

A partir do estudo realizado sobre bairro com a turma do 3º ano da Escola Olavo Bilac, os alunos foram desafiados a observar o caminho feito com o ônibus escolar de suas casas até na escola, mas como nem todos os alunos da turma vem com o transporte escolar a professora Rosa levou os mesmos para visitar um pouco da localidade de Picada Feijão.
A visita ocorreu da escola até a igreja católica da localidade, sendo que cada aluno teve que observar e registrar o que viam neste trajeto.
Ao retornar para a escola, a professora questionou os alunos sobre as anotações que cada um fez e propôs para que em grupos construíssem uma maquete.
No decorrer das aulas foi trabalhado a maquete e após concluí-la cada grupo apresentou a mesma para os alunos do 1º, 2º ano e Pré.
Após a apresentação, a professora sugeriu que escrevessem o que acharam da atividade representada em forma de maquete. Abaixo segue os relatos do alunos.
Diego Führ: "Eu achei bem fácil e legal para construir a maquete. Mora na Picada Feijão e estudo na Escola Olavo Bilac no 3º ano.
Fizemos com uma caixa de pasta de dente postes de luz, orelhão e os lixos. Usamos uma caixa de bombom para fazer o ônibus e uma estufa com uma caixa de tênis."
Gregory Guilherme Holdefer: "Moro em Picada Feijão, estudo na Escola Olavo Bilac e tenho 8 anos.
A nossa turma fez uma caminhada pela localidade e viu muitas coisas como: igreja, estufa, vaca, carro, trator, potreiro, cachorro, casas, estradas. 
Venho a pé para a escola e fiz na maquete uma escola, coqueiro, estufa e chiqueiro. Foi difícil construir a maquete."
Christopher Feiten Graeff: "Estudo na Olavo Bilac, moro na localidade de Picada Feijão.
Eu e meus colegas o Diego, Mathias, Letícia, Vinícius e Vitor, fomos até a igreja católica e pelo caminho vimos casas, gramas, gramados, estufas, tratores, árvores, esgoto, combi, carros, motos e cachorros.
Eu encontrei certas dificuldades na construção da maquete de como fazer o girassol e colei a casa."
 

Explicando a maquete


Observando
Maquete apresentada para a turma do Pré

CUIDANDO DA HORTA

Nas aulas de Empreendedorismo Rural, nas quintas-feiras a tarde, na Escola Olavo Bilac, os alunos de 4º e 5º ano estão cuidando da sua horta. Plantaram couve- folha, couve-flor, brócolis, raditche, alface, entre outras.
O inço era um dos nossos problemas, pois semanalmente ocupávamos grande parte do tempo limpando o espaço. Usamos então uma técnica reaproveitando o jornal, colocando ele entre as plantas e desta forma abafamos o inço e mantivemos o calor e umidade do solo. Assim, foi preciso limpar apenas os espaços em volta da planta onde o jornal não cobria perfeitamente.
Os resultados foram muito bons, além de reaproveitarmos um material barato o qual muitas vezes vai para o lixo logo após ter sido lido. Professora Mônica Feilstrecker e professor Valtuir Francisco.
Horta da escola

Limpando o inço

Técnica dos jornais

Aluna Sofia organizando os jornais

Plantas protegidas do inço
 

domingo

ARTE MODERNA NA PAREDE

A Arte Moderna desde o seu início movimentou questionamentos e opiniões, onde muitos se perguntaram. Mas isto é Arte?
Na época quando ela surgiu, ela quebrou regras de uma arte helênica, certinha, bonitinha, onde se olhava para uma obra, e logo se percebia no todo, exatamente o que ela queria representar. A arte abstrata geométrica é um movimento da Arte Moderna, por isso, nem sempre o expectador olha e compreende o que ela quer expressar. Mas é preciso lembrar que quando o artista ou mesmo o aluno cria a sua obra ou o seu trabalho, existe uma intenção por de traz do trabalho. E sendo assim, esta linguagem da arte pode causar estranheza no expectador pelo fato de não identificar de imediato o que o artista quis dizer ao retratar a obra.
Os alunos da 8ª série realizaram estudos teóricos e práticos nas aulas de Artes, deixando registradas as suas obras de Arte Abstrata Geométrica num suporte permanente, as paredes da Escola Nelda. Apreciem.as pinturas elaboradas pelos alunos!
Professoras Claudete Marmitt.
Primeiras formas
Obra concluída
Primeiros traços

Criando formas

Uso das cores
Traçando as formas
Formando o desenho


Arte concluída

Formas
Organizando as cores


UM PRESENTE PARA MEU PAI

O presente para comemorar o dia dos pais foi muito especial para os alunos do 4º e 5º anos da E.M.E.F. Nicolau Fridolino Kunrath. Todos se empenharam muito.
Receberam diversos quebra-cabeças que estavam faltando peças, então usar este material para construir um presente para os pais.
Fizeram uma cevador bem incrementado para o papai caprichar no seu chimarrão. Nada mais de “derrubar o morro”.
Já os alunos da Escola Olavo confeccionaram com calça jeans um saco de lixo para por no carro.
Turma do 4º ano
Alunas Luíza e Sofia

5º ano selecionando as peças do quebra-cabeça

5º ano confeccionando o cevador de chimarrão



PRESENTE PARA OS PAIS

Elaborar um presente para o dia dos pais nem sempre é fácil. O motivo é simples. Sabemos e temos consciência de que ele merece  o melhor. Por isso, nós como escola, nos remetemos a uma leitura milenar. Leitura, que encontramos na bíblia, e fala do sal como algo valoroso. O Pai, também é muito valoroso na família e, por isso, que criamos  um vidro decorado  com os  alunos contendo sal temperado. Pai, podes confiar, não somente lhe demos este presente, mas refletimos sobre o seu valor. Professoras Claudete e Carla.
Greice, Taila e Natália

Alana e Tailane

Fernanda

Alunos do 6º ano

Narjana

Turma do 6º ano

Confeccionando os vidros

Vidros decorados

MUSEUS DE NOVA PETRÓPOLIS

No dia 23 de maio de 2013, os alunos do Memorial foram fazer um passeio pelos museus de Nova Petrópolis. Foram acompanhados pela professora Adriane e pelo diretor Jorge. A primeira parada foi no Parque Aldeia do Imigrante, que se localiza dentro do parque, foi construída  a partir de 1885. Lá vimos antigas casas enxaimel, escola, igreja, casa dos professores, o antigo cemitério e o museu histórico.
Vimos que nas casas enxaimel não havia nenhum prego, porque antigamente era tudo construído com encaixe.
As Escolas eram construídas pelas comunidades e pelas famílias e a casa do professor foi construída diferente  das casas de famílias. Já no cemitério vimos antigas lápides. E ficamos sabendo que as mulheres infiéis eram enterradas fora do cemitério.
O Museu Histórico está localizado dentro da Aldeia do Imigrante e foi inaugurado no dia 25 de julho de 2002.
Quando estávamos indo embora, vimos uma árvore de aproximadamente 500 anos.
A segunda parada foi no Museu Padre Theodor Amstad. Lá vimos fotos das sedes antigas e todos os presidentes que a Cooperativa teve. Também visitamos o monumento do Padre que se localiza na praça da comunidade da Linha Imperial.
A terceira parada ocorreu no Museu da Família Alberto Hillebrand, pois o museu possui vários objetos antigos como por exemplo: telefone antigos, talheres, berços, ratoeiras, gaiolas, cadeiras sanitárias, fotos, entre outros.
A quarta parada foi no museu Pastor Paulo Evers. Este prédio foi doado em 15 de outubro de 2002 pela Giusepe Repetto e foi inaugurado como Museu Pastor Paulo Evers no ano de 1989.
O Pastor Paulo Evers morava na região da Alemanha, e em 1929 o Pastor veio para o Brasil. Os objetos que se encontram neste museu são: telefones, dinheiros, imagens, talheres, relíquias, etc.
A Quinta e última parada foi no Museu Comunitário Pinhal Alto. Este museu é da comunidade, sendo que os objetos que se encontram lá foram todos doados.
Este museu foi inaugurado no dia 22 de março de 2009 e fica localizado numa residência na localidade de Pinhal Alto. Ali tudo foi doado e nada comprado.
Antes de nós voltarmos para Escola Nelda Julieta Schneck, passamos no labirinto verde, e lá brincamos e nos divertimos.
Aldeia do Imigrante

Casa antiga - Aldeia do Imigrante

Ferraria - Aldeia do Imigrante

Casa do professor

Praça Theodor Amstad

Museu Alberto Hillebrand

Museu Comunitário Pinhal Alto

Museu Padre Amstad

Interior do Museu Padre Amstad