Páginas

terça-feira

XILOGRAVURA - ESTILO DENTRO DA ARTE

A Xilogravura é um importante estilo dentro da arte. Ela vem sendo utilizada há muito tempo, para contar histórias e expressar sentimentos. 
Os alunos da 8ª Série, estudaram a xilogravura e após escolheram um sentimento que foi transferido para a matriz. Após a elaboração da matriz o desenho foi impresso numa folha de papel, onde a mão do aluno teve grande importância, pois para se obter uma gravura de boa qualidade é preciso cuidar a quantidade de tinta que se coloca sobre a matriz e também, é importante passar o dedo ou uma colher para que a tinta passe de maneira uniforme para o papel.
Muitas pessoas se referem a uma imagem com a seguinte fala; -"Que bela gravura"!
Mas cuidado, optemos uma gravura, de uma impressão, que pode ser feita em madeira, metal ou pedra.
Confira as gravuras realizadas pelos alunos da 8ª Série nas aulas de Educação Artística. Professora Claudete
Criando xilogravura

Xilogravura I


Xilogravura II

Xilogravura VI





Xilogravura "Rosto" - Tiago Luis




Xilogravura "Anoitecer" - Larissa




Xiligravura "Artes"
Xilogravura "Felicidade" - Wagner

Xilogravura "A Minha Casa" - Fábio

Xilogravura "Ao Vento" - Narjana

Xilografia "O Caminhão" - Luciano

Xilogravura "Caminhões" - Lucas

Xilogravuras "Indecisão" -  "OI" - Marcelo e Gerônimo

Xilogravura "Cumprimento" - Jonas

Xilogravura "Paisagem" - Milena

Xilogravura "Senhor OI" - Tiago

Xilogravura "Vida no Campo" - Jacinto

segunda-feira

CÉLULA 3D

O estudo da célula e suas estruturas, por se tratar de estruturas microscópicas, longe da realidade cotidiana dos alunos, se torna difícil e, de certa forma, chato. Entretanto, quando os educandos são estimulados a modelarem as estruturas celulares e construírem a sua própria célula, a tarefa fica mais fácil e divertida.
Foi isso o que aconteceu com os alunos da 7ª série da EMEF Nelda J. Schneck, na aula de citologia do Prof. Eduardo. “Quando os alunos são estimulados a produzirem e a utilizarem a criatividade, somos surpreendidos pelos belos trabalhos que são elaborados.
Unindo-se tudo isso com uma pitada de conhecimento, temos, no final, o aprendizado”. Prof. Eduardo Cardoso Teixeira
Alunos Ícaro e Leandro

Alunas Greice e Taila

Alunas Natália e Fernanda
Aluno Leonardo
Célula pronta - Ícaro e Leandro
Célula pronta - Fernanda e Natália
Célula pronta - Leonardo

VULCÃO NA SALA DE AULA

Os alunos do 6º ano da EMEF Nelda J. Schneck, na aula de Ciências do Professor Eduardo, construíram a partir de argila, tinta, palitos, caixinhas e muita criatividade, vulcões em sala de aula. Após pesquisas e estudos teóricos sobre placas tectônicas, magma e vulcanismos, os alunos foram organizados em grupos receberam a tarefa de produzirem réplicas de vulcões e suas paisagens de entorno. “Foi uma diversão, principalmente quando, depois de prontos, os vulcõezinhos foram “acionados” para entrarem em erupção”. Prof. Eduardo Cardoso Teixeira
Construindo

Moldando

































Trabalho em grupo




Alunos observando o vulcão








Experiência





Vulcão em erupção
Réplica de vulcão com paisagem
Vulcanismo
Réplica vulcânica
Turma do 6º ano

UFRGS NAS ESCOLAS DO CAMPO

Na terça-feira, dia 16 de abril, as Escolas do Campo receberam a visita de um grupo de alunos do Curso de Pedagogia da UFRGS. O objetivo do grupo era conhecer a proposta pedagógica diferenciada que se trabalha nas Escolas do Campo. Segundo a Professora Simone Albuquerque, que acompanhava a turma, fala-se muito sobre Educação no Campo, mas poucos conhecem a realidade ou já visitaram Escolas do Campo para conhecer de fato.
O grupo ficou muito surpreso e admirado com o que encontraram. A horta e o pomar da Escola Nelda foram explorados ao extremo. As plantas medicinais, cada chá diferente era cheirado e admirado e tirado uma foto. O pomar ao lado com as bergamotas, no entanto, puxava o olhar dos visitantes. Até que o Diretor Jorge sugeriu que experimentassem umas bergamotas. Não foi preciso falar duas vezes. O cheiro forte, sujar as mãos, isso ninguém lembrou. Também, onde em Porto Alegre, tem Escola com Pomar e Horta de chás?!

Os alunos da UFRGS conheceram todo o Projeto de Educação Integral do Campo; viram trabalhos desenvolvidos nas aulas de Práticas Agroecológicas, Empreendedorismo Rural, como o Minhocário, Humos das minhocas, Roteiros de Turismo Rural Pedagógico, entre outros desenvolvidos pelos alunos.
Na Escola Olavo conheceram os espaços de aula das crianças e os produtos desenvolvidos nas aulas de Manipulação. Aproveitaram para levar alguns produtos. Chamou a atenção destes visitantes o cheiro diferente que tem nas Escolas, em todos os espaços diziam: “Um cheirinho bom, agradável.”
Já com o horário estourado, chegaram à Escola Nicolau. E mais uma vez, surpresas! Perceberam o relógio das plantas do Corpo Humano, que já tinham conhecido na Escola Olavo com as devidas explicações da Diretora Marilene. Na Escola Nicolau a Diretora Mônica mostrou a Mandala, fez as explicações das plantas nos canteiros, como também o Jardim dos Sentidos e outros espaços pedagógicos da Escola. A casinha das crianças também chamou atenção dos visitantes. Comentavam: “Se para nós é bonito e interessante, imaginem para as crianças”, “O Silêncio é admirável e o ar é tão leve e puro”, foram observações constantes desse grupo de futuros professores e professoras. Desejamos sucesso e um bom trabalho de aula para os visitantes. Diretor Jorge Aloísio Knorth
Visitando o matrizeiro da Escola Nelda
Diretor Jorge explicando os roteiros criados pelos alunos

Anotando as explicações
Observando os chás no matrizeiro

Escola Nelda

Sala de manipulação - Escola Olavo
Visitação na Escola Nicolau

FORMAÇÃO CONTINUADA

No dia 17/04/2013, os professores e equipe gestora das Escolas do Campo estiveram em formação continuada através do Programa União faz a Vida. O tema em discussão na tarde foram as Dificuldades de Aprendizagem e os Transtornos de Aprendizagem dos nossos alunos. O estudo foi conduzido pela Psicologa Nara Jaqueline Dallon e a Psicopedagoga Queli Wagner, ambas do NAI (Núcleo de Apoio a Inclusão), do município. Juntos, pudemos refletir e planejar estratégias para melhorar a qualidade do ensino em nossas escolas. Coordenadora Carine Döor
Psicóloga Nara e Psicopedagoga Queli

quinta-feira

VISITAÇÃO AO MEMORIAL DA COLÔNIA JAPONESA

No dia 18 de abril, os alunos do 6º e 7º ano, que fazem parte do Memorial, realizaram uma visitação ao Memorial da Colônia Japonesa, em Ivoti.
O objetivo da visitação foi conhecer a história da Colônia Japonesa e de que forma suas memórias foram registradas e preservadas, bem como, observar a disposição e organização dos materiais expostos.
Em seguida, os alunos visitaram a primeira escola da localidade de 48 Alta. Essa antiga escola será reformada e irá receber o futuro Memorial das Escolas do Campo.
Essas visitas e estudos fazem parte das pesquisas para desenvolvimento do Memorial das nossas escolas. Professora Adriane
Alunos no Memorial

Observando os materiais

Aluno Luan observando os banners

Turma em frente ao futuro Memorial das Escolas do Campo

terça-feira

A VAQUINHA PREJUÍZO

Os alunos do 6º e 7º ano, presentearam a comunidade no domingo passado, dia 14/04, com a esquete "Vaquinha Prejuízo".
A esquete foi criada a partir do trabalho de improvisação nas aulas de Artes Cênicas, onde os alunos tinham a tarefa de improvisar a partir do seu meio social. Como somos uma escola do campo o nome já nos revela um pouco dessas divertidas comédias.
Parabéns ao grupo pela bela apresentação. E parabéns a plateia que nos assistiu de forma afetuosa. "Sabemos que o teatro só existe se houver uma plateia". Professora Claudete
Vaquinha Prejuízo

Esquete

segunda-feira

INTEGRAÇÃO COM AS FAMÍLIAS

No dia 14/04 reuniram-se no Campo do Avante em Picada Feijão os professores, alunos e familiares das Escolas do Campo para um dia de integração.
Ao meio-dia, foi servido uma deliciosa galinhada e, em seguida, tinha o festival da sobremesa, na qual, cada família trouxe uma para ser compartilhada com todos.  
Durante o dia houve muitas programações como: futebol de duplas, apresentação de teatro, trilha e vispada com brindes a cada a rodada para quem preenchesse a cartela em 1º e 2º lugar
Neste evento também foi realizado o pré-lançamento do livro "Os 50 Anos da Escola Olavo", organizado pela coordenadora Carine Dörr.
Futebol em duplas
Jogo
Encenação da peça de teatro
Grupo


Brindes

Vispada
Pré-lançamento do livro "Os 50 Anos da Escola Olavo"



1º CURSO DE COOPERATIVISMO DO PROGRAMA "A UNIÃO FAZ A VIDA"

Os alunos de Empreendedorismo Rural, 6º e 7º ano da Escola Nelda, tiveram a primeira formação sobre cooperativismo com o professor Everaldo da Escola Bom Pastor de Nova Petrópolis. 
Nesta formação o professor Everaldo relatou a importância da responsabilidade e respeito. Explicou o que é uma cooperativa e os princípios do cooperativismo. Além disso, comentou sobre os ramos, os fundamentos e os objetivos.
Durante a palestra foi realizado o sorteio de um livro para os integrantes da cooperativa escolar que será fundada em breve.
Professor Everaldo
Alunos Éverton e Dêner com o ministrante
Alunos Dimas, Tiago e Taís recebendo o livro

terça-feira

SESSÃO CINEMA



Os alunos do 6º e 7º ano, assistiram ao filme “Oz mágico e poderoso”, em 3D, no cinema do Shopping Bourbon em Novo Hamburgo. 
As professoras Adriane, Deizi e o diretor Jorge, acompanharam os alunos até o cinema.
Os alunos gostaram muito do filme sendo que agora irão ler o livro "O mágico de Oz", como parte do projeto da disciplina de Português.
Personagens do filme


Alunos no cinema


quinta-feira

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DAS SACOLAS PLÁSTICAS


Foi feito o lançamento oficial da Campanha de Arrecadação de sacolas plásticas, embalagens e afins.
O Programa de Coleta e transformação de sacolas plásticas é uma iniciativa da Empresa SUZUKY de Estância Velha que produz mobiliário reciclado a partir desses plásticos. As Escolas do Campo de Ivoti estão engajadas neste projeto, porque acreditam ser uma forma de contribuir com o Meio Ambiente. Esses plásticos reciclados não farão mais parte do lixo jogado por aí, poluindo rios, entupindo bueiros e contaminando o solo.
As Escolas serão beneficiadas diretamente por meio de doação de móveis reciclados em troca das sacolas recolhidas e entregues nas mesmas.
A Direção das Escolas pedem o apoio e engajamento das comunidades para fazerem a coleta e doação das sacolas plásticas, que podem ser entregues aos alunos, que irão entregá-las nas Escolas. Pede-se apenas que sejam sacolas plásticas, embalagens transparentes (arroz, feijão). Não pode ser plástico metalizado. A Campanha continua durante todo ano de 2013.
Participe! Faça sua parte pelo ambiente em que vive!
As Escolas do Campo agradecem a colaboração de todos!
Sacolas plásticas