Páginas

domingo

Utlização de recursos hídricos na escola

  • Neste trimestre, a turma do 7º ano da Escola Nelda realizou um estudo sobre o consumo de água destinada a irrigação da horta e sombrite onde são cultivadas verduras, temperos e chás.
    Nas aulas de matemática, foram realizadas diversas atividades como: calcular a quantidade de água utilizada para este fim em um dia, uma semana, um mês; reflexões sobre formas sustentáveis para realizar a tarefa, sem que se faça uso da água tratada da rede de abastecimento municipal. Os alunos concluíram que uma possibilidade viável seria coletar água da chuva e armazenar em uma cisterna.
    Seguindo as atividades, o próximo passo foi pesquisar um pouco sobre este sistema de coleta de água. Após foi realizada uma prática onde os alunos calcularam a capacidade de captação de água da chuva numa estrutura de telhado já existente.
    A turma começou também a fazer registros do volume de chuvas locais através da observação diária de um pluviômetro. Estes dados serão analisados e posteriormente será feito o cálculo das médias mensais de chuvas na localidade.
    Durante os estudos foram envolvidos diversos conteúdos matemáticos como: cálculo de área e volume, relações entre medidas de volume e de capacidade, construção de tabelas, cálculo de média, além de refletir sobre questões ambientais como a preservação dos recursos hídricos e sua utilização de forma sustentável.
    Para representar de forma concreta o estudo realizado, as alunos construíram maquetes do espaço escolar com a projeção da cisterna devidamente instalada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...