Páginas

segunda-feira

VISITA DO GRUPO DE ESTUDANTES DE GEOGRAFIA DA ULBRA

Acompanhados pela professora Jussara, os formandos do Curso de Geografia da ULBRA, vieram conhecer a proposta das Escolas do Campo e realizar uma trilha.
Chegaram por volta das 9:00, do dia 03/10/2015, na Escola Nelda, e foram recebidos pelo diretor Jorge, professor Pablo, coordenadora Carine e o professor Hugo que deram as boas vindas ao grupo.
Inicialmente, a coordenadora Carine apresentou a estrutura e funcionamento das Escolas do Campo. O professor Pablo falou sobre o Turismo Rural Pedagógico e a COOECAMPO e o professor Hugo ficou com a responsabilidade de falar sobre as aulas de Geografia nas Escolas do Campo no sentido de como a realidade geográfica, social, cultural das comunidades de onde os alunos provêm, são trabalhados na sala de aula.
Depois conheceram os trabalhos expostos na Mostra de Trabalhos que ocorreu dia 23/09/15. Também conheceram e adquiriram alguns produtos do Cultivando Chás Colhendo Vidas desenvolvidos pelas escolas.
Em seguida,  o grupo foi almoçar no Ginásio da Comunidade Católica de Picada Feijão. O almoço foi preparado pela família da aluna Bianca Graeff, do 7º ano. Eles aproveitaram para conhecer o cemitério, pois neste local encontram-se traços relevantes da história desta comunidade.
A maioria dos estudantes estava ansioso para realizar a última atividade, a trilha na propriedade do senhor Roque Weber, que se localiza na comunidade de Picada 48 Alta.
Na trilha teve a participação de dois alunos da Escola Nelda, o Fernando Müller do 6º ano e a Débora Berlitz que acompanharam os visitantes, além dos professores Pablo, Jorge e Hugo. Exceto uma aluna que foi até a metade da trilha, pois ficou com receio de continuar o percurso pelo fato da trilha apresentar maior dificuldade.
Todos os participantes ficaram maravilhados com o que puderam ver na trilha e a professora Jussara afirmou que está trilha foi o resumo do Curso de Geografia da ULBRA. Os estudantes manifestaram o desejo de realizar mais uma trilha na próxima oportunidade.
As Escolas do Campo agradecem a visita dos universitários da ULBRA e estão abertos para receber novos grupos interessados em conhecer este projeto. 
Professor Hugo Luiz Sehnem
Nova Vila, 05/10/2015 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...