Páginas

domingo

PESQUISA REALIZADA NA FEIRA DO MEL, ROSCA E NATA

Todos os anos as Escolas do Campo participam intensamente das feiras municipais contando com a colaboração dos alunos e comunidade escolar em geral.
Neste ano não foi diferente. Durante a 9ª edição da Feira do Mel, Rosca e Nata, os alunos, participaram comercializando produtos feitos por eles nos períodos de aula. Além disso, as turmas do 6º ao 9º anos distribuíram folders e realizaram entrevistas com visitantes da feira para levantamento de dados referentes a estudos que os mesmos estavam realizando.
Esta atividade foi planejada coletivamente pelo corpo docente e encaminhada por alguns professores para a sua efetivação. A prática envolveu principalmente os componentes curriculares de Ciências, Empreendedorismo Rural, Língua Portuguesa e Matemática, cada qual com atividades específicas.
As informações coletadas na pesquisa foram trabalhadas nas aulas de Matemática envolvendo três etapas, sendo cada uma realizada por uma turma.
1ª) O 6º ano ficou responsável pela contagem dos dados e organização dos mesmos em tabelas. Foi um trabalho que demandou bastante empenho dos alunos, pois exigia muita concentração e responsabilidade.
2ª) Com os dados tabulados, a turma do 7º ano se encarregou de elaborar gráficos de colunas para a apresentação dos dados. Primeiramente trabalharam com papel quadriculado, planejando a melhor forma de apresentação e em seguida, fizeram cartazes para expor os resultados em espaço coletivo da escola.
3ª) Para finalizar, o 9º ano utilizou-se das mesmas informações já trabalhadas, transformando os dados numéricos em porcentagem e elaborando gráficos de setores para a apresentação dos mesmos. Para esta última atividade a turma foi orientada a desenhar os gráficos, calculando seus ângulos e utilizando instrumentos de medição apropriados para os mesmos. Num segundo momento, a mesma atividade foi realizada no laboratório de informática com programas específicos para tal.
Todas as etapas desta prática foram expostas em mural na escola para apreciação dos sujeitos nela envolvidos.
Valeria Mulazzani - Professora de Matemática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...